Esquina da manobra, com Cézar Augusto

19 de janeiro de 2025 | Tilápia-azul

Gratuita: 20 vagas — 27 a 31 de janeiro de 2025, 13h—17h, no Centro Cultural de Aracaju (Praça General Valadão, n. 134, bairro Centro, Aracaju)


Inscrições

Encerradas


A oficina “Esquina da manobra” propõe uma série de exercícios híbridos para a construção de cenas curtas (às vezes, nomeadas de esquete; às vezes, nomeadas de performance), a fim de elaborar uma reflexão sobre o corpo humano em contato com a cidade. O espaço urbano é o ponto para o qual a oficina, aos poucos, dirige-se — o ponto no qual os automóveis, os transeuntes, as casas e os prédios se embaralham, é claro. A conquista dessa paisagem é, neste caso, uma das finalidades. Ao longo das aulas, os participantes se dividem em grupos para formar cenas, absorvendo os tópicos discutidos nas aulas expositivas. Os grupos se responsabilizam pela criação e experimentação de um roteiro que, no final da oficina, deve se materializar nas vias ao redor do Centro Cultural de Aracaju. 


Sobre o ministrante 


Cézar Augusto é ator (DRT 01191/SE) e professor de Geografia pela Rede Estadual de Sergipe (Seduc). Desde 2009, atua em trabalhos de formatos e grupos variados. Alguns exemplos: “Raul Seixas, uma metamorfose ambulante” (Grupo Raízes, 2014), “Cegos” (Grupo Desvio Coletivo, São Paulo, 2014), “A pequena conselheira do Rei” (Quatro é par, 2015), “Rei Lear” (Imbuaça, 2016), “Tambores de Bretch” (Companhia de Teatro da UFS, 2016), “A direita de Deus Pai” (Imbuaça, 2017), “Ejé” (SESC Dramaturgias, 2017), “Amor Fluído” (Livre Brasil Filmes, 2018), “Eu chovo” ( Quatro é par, 2023), “Ópera do Milho” (Imbuaça, 2023-2024), “Era uma vez em um bar” (Aurora, 2024). Já esteve à frente de cursos livres, oficinas e workshops de teatro.


Roteiro 


1ª Aula: “Esquina da manobra”:

— Apresentação do curso, do mediador e dos alunos;

— Introdução à esquete e à performance [seção expositiva];

— Aquecimento do corpo [seção prática].


2ª aula: “Esquina da manobra”:

— Criação de roteiros [seção expositiva];

— Primeiros testes [seção prática].


3ª aula: “Esquina da manobra”:

— O roteiro e a regra de três [seção expositiva];

— Reconhecimento do espaço urbano [seção prática],


4ª aula: “Esquina da manobra”:

— Avaliação dos roteiros [seção expositiva];

— Pelas ruas [seção prática].


5ª aula: “Esquina da manobra”:

— A hora decisiva [seção prática];

— Finalização do curso.


Referências


CARLSON, M.; LIMA, T. E. F.; RODRIGUES, T. J. “A cidade como teatro”. O Percevejo Online, [S. l.], v. 4, n. 1, 2012. Disponível em: <https://seer.unirio.br/opercevejoonline/article/view/2412>. Acesso em: 18 de janeiro de 2025.

HARVEY, David. “O direito à cidade”. Revista Piauí, Rio de Janeiro, julho de 2013. Disponível em: <https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-direito-%20a-cidade/>. Acesso em: 18 de janeiro de 2025.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.

MACEDO, Ana Gabriela; RAYNER, Francesca (orgs.). Género, cultura visual e performance: antologia crítica. Vila Nova de Famalicão: Editora Húmus, 2011.

PAVIANI, Aldo (org.). A conquista da cidade: movimentos populares em Brasília. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010.

SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. Editora Hucitec, São Paulo, 1993.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2006.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula. São Paulo: Perspectiva, 2007.

VERTENTE CORPO ES`PASSO. “A preparação corporal e ferramentas de teatro físico para artistas da cena - Aula 1”. Youtube, 24 de fevereiro de 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=n11CsNtwGB4>. Acesso em: 18 de janeiro de 2025.


§


Esta atividade é viabilizada com recursos da Lei Complementar Federal nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), por meio do edital n. 07/2023, executado pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), e conta com o apoio do Centro Cultural de Aracaju. 


__________


(Imagem: detalhes da planta hidrográfica do Porto de Aracaju, de 1894 — fonte: Arquivo Nacional. )